Dentre as atividades propostas pela progressão do ramo escoteiro é possível citar um conhecimento muito útil a todos e que faz parte da tradição popular: os métodos de previsão natural do tempo. A seguir, segue uma lista de alguns indícios naturais de possibilidades de chuva.
1. Bolhas na espuma do café: Olhe com atenção para as bolhas que se formam ao despejar café em uma xícara. Se as bolhas de café se moverem para o canto da xícara, é sinal de que não irá chover. Mas se pelo contrário as bolhas ficarem concentradas no centro, nuvens de chuva devem estar no caminho. Uma pressão atmosférica elevada puxa as bolhas para os cantos e pressão atmosférica alta é sinal de que não irá chover.
2. Pássaros voando baixo: Se você avistar pássaros que normalmente voam em alta altitude voando em altitudes baixas, pode ser sinal de que uma tempestade está a caminho.
Acredita-se que quando a pressão cai, voar em altas altitudes torna-se difícil para os pássaros. A queda na pressão parece causar desconforto aos pássaros, fazendo com que eles voem em baixas altitudes e migrem para outras regiões onde a pressão atmosférica é maior.
3. Halo em torno da lua: Um halo é um anel que se forma em torno da lua. Não é um fenômeno muito comum de ser visto. Mas caso você se depare com isso, saiba que provavelmente vem chuva por ai, pois esse fenômeno ocorre quando a luz da lua reflete em nuvens muito altas, caracterizadas por ar quente e umidade, dois compostos básicos para a ocorrência de chuvas.
4. Canto do grilo: O metabolismo dos grilos é muito sensível à mudanças de temperatura. Quando o canto dos grilos se torna mais acelerado é sinal de que a temperatura está em queda. Preste atenção se por acaso a quantidade de “crics” aumentou em certo período de tempo. Muitos grilos cantando aceleradamente é sinal de chuva a caminho.
5. Vacas deitadas no pasto: Gados deitados no pasto pode ser sinal de chuva. Assim como os pássaros, os gados parecem ser sensíveis à mudanças de pressão. Os gados sentem a queda na pressão e procuram deitar em lugares abrigados da chuva. Apesar de se basear em um conhecimento popular, é uma observação que pode ajudar você a se questionar do tempo.
6. Canto das cigarras: Se você notar que as cigarras pararam de cantar logo após um momento em que elas estavam fazendo uma algazarra, pode significar que a chuva está por perto.
O canto das cigarras é resultado do movimento de suas asas. Mas as cigarras não podem mover suas asas quando a umidade está muito alta. Alta umidade é sinal de que está prestes a chover.
7. Arco-íris: A presença de arco-íris é sinal de umidade no ar. Você já deve ter percebido a relação entre arco-íris e chuva, eles normalmente aparecem minutos antes ou depois de ter chovido. O arco-íris se forma quando as luzes do sol refletem em gotículas de água no céu e por isso são um bom indicador de alta umidade e de que a chuva está por perto.
8. Formato das nuvens: Procure por nuvens em formato de torre, ou seja, que se estendam verticalmente da baixa até as altas altitudes. Esse tipo de nuvem é chamado de Cumulonimbus e normalmente indica tempestades a caminho.
9. Sinais de umidade: Você pode notar a umidade de uma maneira simples. Algumas plantas enrolam suas folhas em caso de alta umidade. Outra forma é você observar o estado de cabelos encaracolados, se o cabelo ficar frisado, é sinal de que a umidade está alta. Este método é bastante antigo, o primeiro instrumento de medição da umidade do ar foi feito a partir de um fio de cabelo tensionado.
10. Sentidos humanos: Os próprios sentidos humanos também são importantes. Apesar de termos perdido parte destes, somos capazes de notar alguns sinais de chuva. Você pode sentir na pele o aumento da umidade e através do olfato o “cheiro da chuva”, que é na verdade o cheiro de ozônio, gás que desce para as baixas altitudes durante períodos de baixa pressão e que tem aroma levemente adocicado.
Sem comentários